Home

A diferença pode parecer óbvia, porém muitas pessoas ficam em dúvida quando o técnico fala: “é só manutenção preventiva” ou “é só manunteção corretiva”. Mas, qual a diferença entre uma e outra?

A manutenção preventiva tem como objetivo evitar problemas futuros. Isto é, pode variar em uma retirada de poeira das placas, fonte e cooler, troca antecipada de componentes (cooler, fonte, etc.), limpeza interna do drive de cd/dvd, removação de arquivos temporários, atualização de programas e sistema operacional, verificação de erros e desfragmentação do disco rígido, verificação e remoção de vírus, etc.

Já a manutenção corretiva refere-se a corrigir erros existentes e que muitas vezes impedem a utilização do equipamento. Ou seja, o técnico irá realizar procedimentos que buscam o retorno do funcionamento. Pode ocorrer a troca de componentes e periféricos, reconfiguração/reinstalação de software, etc.

Logo, sempre leve seu equipamento para realizar manutenção preventiva. Pois, diminuirá a possibilidade do equipamento para de funcionar quando menos espera e também economizará tempo e dinheiro, visto que manutenções corretivas de emergência têm um custo muito maior.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s