Home

lixo eletrônico,e-lixoO que fazer com um computador velho que não presta mais? Quero jogar fora, mas não sei se o lixeiro leva! Posso levar no ferro velho? Esse questionamentos são muito comuns hoje, no Brasil ainda é novidade, mas em países europeus e asiáticos é uma preocupação antiga.

É sabido que não se pode descatar equipamentos eletrônicos junto com o lixo comum. Afinal, componentes eletrônicos liberam substâncias nocivas ao meio ambiente e também não são biodegradáveis. Será que alguém já teve essa dúvida?

Devido aos preços mais acessíveis, muitos usuários tem trocado, especialmente, o monitor de tubo ou CRT por modelos de LCD ou LED. O que fazer com o antigo? Geralmente ficam jogados sob uma mesa ou no topo de uma estante. O que acontece também com computadores, aparelhos de videocassete, som, etc. De acordo com o site E-lixo, esses materiais como pilhas, baterias, celulares, computadores, televisores, DVD’s, CD’s, rádios, lâmpadas fluorescentes e muitos outros, que se não tiverem uma destinação adequada, vão parar em aterros comuns e contaminar o solo e as águas, trazendo danos para o meio ambiente e para a saúde humana.

O Estado de São Paulo criou um serviço voltado ao descarte do e-lixo, através do qual você encontrará locais que recebem esses materiais. Acesse o site http://www.e-lixo.org para saber mais. Agora se você reside fora do Estado de São Paulo, enre em contato com a secretaria de meio ambiente do seu estado.

Um pensamento em “Dica: Comprei um computador novo e quero jogar o velho fora!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s