Home

gpu,cpu,vídeoO título desse post até parece piada. Admito que também pensei quando ouvi. A história é a seguinte: o usuário vem com um encarte de uma loja de informática e fala rindo: “Ó escreveram errado aqui! O certo não é CPU em vez de GPU?!” Não sabia se ria ou chorava…

Depois percebi que essa dúvida é muito comum e vários usuários iniciantes se confundem com as siglas. Falar de todas elas levaria a um post enorme e sinceramente, a maioria não tem a menor importância para o usuário que só quer ter um computador para acessar o orkut, msn, twitter e baixar música.

Por ora os termos são GPU x CPU: O primeiro termo significa Graphics Processing Unit ou Unidade de Processamento Gráfico. Em termos bem simples é o processador da placa de vídeo. Agora que vem a dúvida geral: “Mas CPU também não é processador?” Ambos os termos referem-se a processadores, só que GPU é dedicado ao processamento de vídeo e o segundo, CPU, ao processamento em geral.

Se o computador que está vendo para comprar possuir especificações de GPU é um ótimo sinal, pois indica a presença de uma placa de vídeo off-board. E logo, aplicativos que exigem bastante recursos gráficos rodarão mais rápido. Agora danou-se tudo! Off o que? Off-board, na informática, indica que o recurso não está integrado a placa-mãe.

Para saber qual a sua GPU baixe o GPU-Z da TechPowerUp.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s