Home

programas,portable,portátil,pendriveDepois que o preço dos pendrives baixou, muitas pessoas carregam esse dipositivo consigo. E sua utilidade é extensa: guarda músicas, documentos, fotos, planilhas e aplicativos! Mas, peraí como assim aplicativos? Sim, aplicativos ou programas que podem ser executados diretamente do pendrive e sem a necessidade de instalar nada no compuador! Programas assim são chamados de “portable” ou portáteis em bom português.

Mas, qualquer programa pode ser convertido para portátil? Bem, nem todos podem ser executados diretamente do pendrive, pois necessitam instalar arquivos no Windows e também alterar configurações no registro. O ideal é utilizar aqueles que os próprios desenvolvedores distribuem e não os que são distribuídos ilegalmente na rede.

Um bom exemplo é o programa HWiNFO32, já citado em post anterior. O desenvolvedor distribui o programa de duas formas: self-installing e portable. A primeira será instalada normalmente no seu computador, ficando gravado no seu HD e a segunda, você terá que descompactar em um pasta no seu pendrive e utilizar em qualquer computador sem a necessidade de instalar nada.

Mas, existe alguma desvantagem em utilizar versões portable? Sim, as versões portable nem sempre possuem todas as funções das versões completas. É preciso ficar atento as descrições do programa no momento de baixar.

E só mais um detalhe: muitos sites disribuem versões do Microsoft Office, Adobe Photoshop, entre outros programas como se fossem gratuitos. Porém, para utilizar esses programas é preciso adquirir uma licensa. Sempre que possuir dúvida, visite a página do desenvolvedor e verifique se existem versões portáteis.

Uma boa fonte de aplicativos portáteis é o PortableApps.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s