Home

ssd,sandisk,flash,hdNovas tecnologias geram novas dúvidas. Aconteceu o mesmo na transição dos leitores/gravadores de CD para os de DVD e os mais antigos se devem se lembrar da confusão que gerou a troca do barramento ISA para PCI.

A informática avança bastante no que diz respeito a velocidade e armazenamento. Ficamos sabendo de processadores cada vez mais velozes e discos rígidos com capacidade de armazenamento incríveis. Porém, não a tecnologia é sempre a mesma e só uma evolução. Claro, isso para um leigo, afinal para o usuário comum importa que o processador Pentium IV é muito mais veloz que o Pentium II e tudo é processador. Mas, no básico continua a mesma coisa…

Agora surgem as unidades de armazenamento chamadas por SSD (Solid State Disk). Essa tecnologia não utiliza partes móveis em seu interior, ao contrário dos discos rígidos que eram compostos por diversas partes móveis (discos, cabeça de leitura, etc.). Só isso já é uma evolução tremenda e a vantagem fica muito clara: o que tem menos chance de quebrar: algo que se movimenta ou o que fica estático? Claro, é a última.

Simplificando ao máximo essa tecnogia: um disco SSD é como um pendrive de muito grande capacidade com uma velocidade de transmissão muito grande também que encaixa no lugar do seu HD. Mas, como todo novidade seu custo ainda é muito grande e não vale o investimento. Então, não é preciso adquirir um computador com esse tipo de tecnologia por enquanto, espere o preço cair.

Imagine que no futuro teremos computadores/notebooks mais silenciosos e consumindo menos energia. Cameras e filmadoras digitais com grande capacidade de armazenamento, leves e gastando menos baterias. E tudo isso com a possibilidade de não quebrar (pelo menos o SSD) caso derrube no chão! Essa tecnologia irá sim melhorar muito todos os dispositivos que necessitam armazenar dados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s