Home

A cena é esssa: usuário compra um notebook, tenta conectar a impressora e não consegue encaixar o cabo USB. Liga para o suporte e diz: “a ponta do cabo não encaixa… tem quatro portas e nas outras três vai normal, só em uma que não. E na que não vai, o USB é diferente”.

hdmi,usbUSB diferente? Isso mesmo… USB diferente! Essa pediu um exame in loco. De fato, a porta era diferente.. mas, era uma porta HDMI! A disposição das portas, de fato, confunde os usuários uma vez que os formatos são similares.

HDMI é uma porta, basicamente, voltada para vídeo em alta definição. Por isso é usado em videogames, aparelhos de blue-ray e acompanha praticamente todas as TV mais recentes. No notebook a função é a mesma, conectar o aparelho a um monitor/televisão de alta definição. Não vou detalhar seu funcionamento, mas o básico é que a imagem fica muito melhor. Maiores detalhes visite o Wikipedia.

Então, preste atenção ao tentar conectar dispositivos nas portas USB. As HDMI possuem chanfros nas bordas, ao contrário das USB que são quadradas. Veja na imagem que ilustra esse post as diferenças. E sim, vale a pena investir em notebooks que possuem portas HDMI, pois você poderá conectá-lo ao seu aparelho de TV ou monitor sem nenhum perda de qualidade.

E vale a dica para o mundo da informática: se estiver difícil de encaixar, não encaixe. 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s