Home

Uma reclamação comum é o barulho que o computador faz. Ou como dizem os usuários: o barulho que o computador faz quando está ligado! Claro, desligado é silencioso e caso o seu não for, não chame um técnico mas, sim um exorcista. Afinal, seu computador foi possuído por forças do mal.

Mas, o que faz um computador ficar ou ser barulhento? O principal motivo são as ventoinhas ou coolers existentes dentro do gabinete. Esses pequenos ventiladores acumulam poeira e com o tempo começam a vibrar, e logo essa vibração passa ao gabinete e o barulo aumenta. No fim das contas o gabinete se transforma em uma caixa de ressonância. Isso mesmo, youngling, o mesmo conceito do violão… lembrou-se das aulas de física?

A solução é identificar qual dos coolers está vibrando e proceder com limpeza e lubrificação. A limpeza pode ser feita com um pincel e a lubrificação com o famoso WD-40. Porém, nem sempre resolve. Já que o mecanismo do cooler pode estar danificado e mesmo limpando, lubrificando o barulho irá persistir.

Não se esqueça de fixar corretamente os coolers, pois se estiverem mal encaixados a vibração até irá aumentar. Não se esqueça que a fonte de alimentação também possui um e que merece atenção. No caso do cooler do processador, não se esqueça de limpar também o dissipador. E só mais um “não se esqueça”: tenha em mãos pasta térmica. Essa pasta você irá utilizar entre o dissipador e o processador. Ela melhora a condução térmica.

Depois de fazer a limpeza e lubrificação você poderá deixar seu computador ligado madrugada adentro. E ainda conseguir dormir!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s