Home

Bom jovens aprendizes, se você gosta de fazer vídeos e postar no youtube, pode ser que um dia você vire uma sensação na internet (seja porque você colocou um vídeo inteligente, ou por ter colocado qualquer coisa engraçada), e é o que está na moda agora, o Youtube é a nova televisão para quem vive grudado no computador.

Porém, a internet é o grande lar da cópia, ou seja, você pode ter seu vídeo copiado por outra pessoa, e essa ainda não colocar os devidos direitos autorais, mas e então, #comofaz?

Um recurso que pode te salvar nessa situação é colocar uma marca d’água no seu vídeo, seja colocando o endereço do seu blog/site, seu Twitter, ou até mesmo seu e-mail.

Se você já conhece um pouco de Edição de Vídeo, já deve conhecer o VirtualDub, um programa completo para edições, porém ele chega e ser bem complicado de se utilizar. Um tutorial dele seria algo complicado de se fazer, sendo assim, com o passar do tempo, iremos dar algumas dicas de funções do próprio programa, e a primeira será garantir o copyright de seu vídeo.

Faça o download do VirtualDub

Antes porém deve ser criado uma imagem com o texto e se quiser também, alguma imagem/logotipo, pode ser utilizado imagens JPG/JPEG, TGA, PNG ou BMP e não se esqueça que a imagem devera ser de uma menor que o do vídeo (ou no final do processo o VirtualDub poderá travar, ou exibir uma mensagem de erro) e o vídeo deverá estar no formato AVI (H.264). (Veja aqui como converter vídeos)

Após a criação da sua imagem, devemos abrir o VirtualDub, ele nos oferece uma tela não muito amigável, sem muito ícone e somente com um espaço vazio e os menus.

Abra o vídeo que deseja inserir a marca d’água.
Vá até o menu Video e habilite a opção “Direct Stream copy” (ou você terá um surpresa ao salvar seu AVI, um arquivo de 30Mb poderá se transformar magicamente em um de 4Gb), volte ao menu Video e agora clique em Filters… (ou apenas aperte Ctrl+F)
Em seguida clique em Add…
Procure pelo filtro “logo”, ele já vem na instalação padrão do próprio VirtualDub, e clique em Ok.
Você será levado para uma tela onde devera selecionar sua imagem (Logo image), clique no “…” e escolha a imagem salva no seu computador.
Nesta parte tem alguns ajustes interessantes a serem feitos, tal como posicionamento da imagem (Justification) e de sua opacidade (Opacity). 
Após fazer toda esse edição, basta confirmar em todas as telas, e ao voltar para a tela principal salvar o novo vídeo, indo até o menu File e em seguida Save as AVI… (ou apenas pressionar F7)
Basta escolher o local que será salvo, e aguardar (em alguns casos pode ser um processo demorado).
E para terminar o post de hoje (podem falar, escrevi muito e vocês não chegaram e ler nem metade, por isso resolvi colocar algumas imagens) coloco o vídeo que gravei no Ressaca Friends 2010, na sala do Kinect com o jogo Kinect Adventures (e também com exemplo do logo com a marca d’água):
Anúncios

2 pensamentos em “VirtualDub: Colocando logo com marca d’água

  1. Estou com a versão 1.9.11 e quando eu ativo a opção "Direct Stream copy", a opção filters não fica mais elegível…Pois eu tentei salvar com o "Direct Stream copy" ativado e o logo Não aparece… Mas quando eu desativei apareceu, mas o vídeo ficou muito pesado….O que eu faço? obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s