Home

Essa dica é voltada especificamente para aqueles que possuem ou irão adquirir um no-break ou estabilizador. Esses equipamentos possuem diversas recomendações para funcionar corretamente, tais como: aterramento, posição correta do neutro e fase e qual a carga suportada. Os dois primeiros é preciso deixar a cabo do seu eletricista de confiança, uma vez que envolvem alteração na fiação elétrica de sua casa.

Agora para saber quantos equipamentos poderá ligar só necessita de uma calculadora. Deixando a teoria de lado e partindo direto para prática. A maioria dos equipamentos possuem etiquetas que informam a tensão (V), corrente (A) e potência (W). Só que os estabilzadores e no-breaks informam a potência máxima em VA. Logo é preciso converter Watts (W) em VA.

Primeiro verifique no manual qual a potência máxima suportada pelo seu estabilizador ou no-break. Para estabilizadores os valores começam em 300VA. Agora pegue cada um dos seus equipamento, procure ou no próprio aparelho ou nas fontes de alimentação por um número seguida da letra W. Pegue esse número e multiplique por 0,7. Faça isso com todos os equipamentos e some. Se passar do valor do estabilizador/no-break quer dizer que ele não irá funcionar corretamente. Caso contrário, pode deixar tudo com está.

Caso esteja pensando em comprar um no-break ou estabilizador, faça as contas antes para adquirir um adequado a suas necessidades!

E lembre-se esse post é voltado para equipamentos de uso doméstico, e não em equipamentos de alto consumo ou em situações que utilizam equipamentos específicos. Nesses casos, contate um eletricista de sua confiança para que ele possa lhe dizer qual o equipamento adequado (estabilizador ou no-break).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s