Erros de SMART (Self-Monitoring, Analysis and Reporting Tecnhology) exigem atenção, pois referem-se ao funcionamento do disco rígido. Esse alerta é enviado pelo próprio disco, uma vez que o mesmo realiza um monitoramento do seu próprio funcionamento e reporta possíveis falhas já existentes ou que poderão ocorrer.
Essa tecnologia não é recente, mas apenas os computadores mais recentes já possuem essa função ativada por padrão. Em equipamentos mais antigos é necessário consultar o manual da sua placa-mãe e de seu disco rígido para verificar a possibilidade de ativar esse recurso.
Logo caso se depare com erros de SMART, contate um técnico, realize uma cópia de segurança de seus arquivos e solicite a troca do HD. Você também poderá clonar seu disco rígido para um outro e não correr o risco de perder nenhum arquivo além de não reinstalar o sistema operacional. Para saber mais clique aqui!
Caso queira monitorar seu disco rígidos no Windows, você poderá utilizar o HwINFO32. Execute o programa, clique em Drives, selecione seu disco rígido, localize a seção Self-Monitoring, Analysis and Reporting Technology e caso possua algum item marcado com um X vermelho, é sinal que seu HD está apresentando algum erro.