Home

A partir do Windows XP o firewall se tornou parte do sistema operacional, isto é, não seria mais necessário instalar um aplicativo de terceiros para implmentar essa funcionalidade. Mas, o que é um firewall? A explicação é longa e técnica, mas como a intenção desse blog é simplificar, entendemos por firewall um programa ou equipamento capaz de impedir/bloquear acessos não permitido ao seu computador. E o contrário também, impedir que seu computador se comunique com outros sem o seu consentimento. É mesmo uma parede de fogo, ninguém entra e ninguém sai.

Mas, independente de utilizar o firewall do Windows ou um instalado, como você sabe se realmente ele está funcionando? Difícil saber, pois a única forma até então era o status que o próprio programa nos fornece.Agora será possível testar a eficiência do seu firewall e tudo em um serviço online!

O ShieldsUP!  é um serviço gratuito e online, ou seja, não requer instalação de nenhum programa. Ele verifique a existência de portas abertas, pastas compartilhadas, etc. Ao acessar a página se depararão com a seguinte tela:

Clique em Proceed.

Na tela seguinte você encontrará os seguintes botões: File Sharing, Commons Ports, All Service Ports. Os demais não se referem necessariamente ao firewall e logo não será abordados aqui, além da sua utilidade ser questionável para o usuário comum.

Ao clicar em cada uma das opções, aguarde até o término do processo. O resultado apresenta alguns gráficos ou simplesmente um texto, em inglês óbvio! Mas, uma coisa é certa: se aparecer todas as palavras em verde é ótimo, expressões como VERY SECURE. Stealth e PASSED indicam que seu sistema está em ordem. 

Agora se aparecer algo em vermelho, revise as configurações do seu firewall! Pois, alguma vulnerabilidade foi detectada em seu computador.

Para ativar o firewall do Windows Vista e Seven clique aqui! Se utilizar o XP é aqui!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s