Home

miniuaturas,limpeza,exibiçãoO Windows a patir da versão XP possui a opção de exibir miniaturas de fotos e vídeos. Quer dizer, os vídeos dependem da instalação de programas externos para que as sejam exibidas corretamente. E isso é tema de um outro post.

O que importa hoje é a lentidão do Windows Explorer para exibir essas miniaturas após um certo tempo de uso. Logo que ativa essa opção, o sistema começa a ler as imagens e criar as miniaturas que serão exibidas. Esse processo é realizado apenas uma vez, pois isso torna mais rápido o processo e somente as novas imagens serão lidas. Mas, por que o Windows vai ficando cada vez mais lento para exibir as imagens?

A resposta para isso varia: pode ser a quantidade de fotos que possui, os formatos e resolução ou mesmo ser um problema no armazenamento das miniaturas. As primeiras causas são mais fáceis de detectar, e essa última? Como resolver esse problema as miniaturas?

É muito simples e o próprio Windows oferece uma ferramenta para isso. Execute o programa Limpeza de Disco, através da opção Acessórios e em seguida Ferramentas do Sistema. Aguarde a varredura e na tela abaixo selecione a opção Miniaturas. Ao executar a limpeza de disco, serão apagadas todas as miniaturas armazenadas, inclusive das fotos que nem existem mais e quando abrir novamente a pasta elas serão criadas novamente.

Infelizmente, o Windows mantém armazenadas as miniaturas das fotos que apagou e por isso o processo se torna lento com o tempo. Sempre que apagar um grande número de fotos, execute a limpeza de disco e em seguida o desfragmentador. Dessa forma não apenas a exibição ser tornará mais rápida,  mas o sistema como um todo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s