Home

Quem nunca recebeu um arquivo e mesmo após clicar duas vezes ele não abriu? E ainda ser questionado sobre qual a aplicação correta para abri-lo?

Por extensão de arquivo, entende-se as três ou quatro letras após o nome do arquivo após o ponto. Exemplo: arquivo.doc. Nesse caso a extensão é doc. 

Isso acontece, na maioria das vezes, quando se utilizam sistemas operacionais diferentes. Por exemplo, um amigo seu utiliza um sistema Linux e envia um arquivo para você que usa Windows. Ou utiliza um Mac e você, Linux.

Ou situação é quando a outra pessoa imagina que você tem o mesmo programa que ele utilizou para criar o arquivo, ou seja, faz um ilustração no CorelDraw e envia pra você sem perguntar se você tem ou não esse software instalado na sua máquina.

O pior é adivinhar em qual programa o arquivo foi feito. Algumas extensões são clássicas e a maioria das pessoas conhece, tais como: .PDF, .DOC, .XLS, .PPT. E se aparecer um arquivo .ODT? Ou OGG? Complicou não é mesmo? Claro que aqui estamos focando o usuário comum e não especialistas ou que se julgam especialistas…

Para ajudar nesses casos de extensões estranhas existe um serviço da web muito interessante: o Fileinfo.com. Essa página exibe a partir da extensão quais os programas corretos. O uso é muito simples, bastando digitar a extensão na caixa verde no canto superior esquerdo e clicar em OK. Ao lado surgirão a lista dos programas e um breve resumo do tipo de arquivo.

Agora você não terá que apelar para seu amigo nerd para saber qual o programa certo! Para acessar o Fileinfo.com clique aqui!
Anúncios

2 pensamentos em “Dica: Como descobrir com qual programa abrir um arquivo a partir da extensão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s