Home

Nem sempre temos a intenção, mas acabamos plagiando um conteúdo por mera coincidência! Desenvolvemos uma idéia que acreditamos ser inédita e depois de certo tempo descobrimos alguém que num passado próximo ou distante já a teve. Quem mantém um blog sabe do que estamos falando…

Às vezes somos plageados e tanto no caso acima como por maldade mesmo. No primeiro caso é tranqüilo, agora no segundo somos vítimas da “dupla” Ctrl+C e Ctrl+V. Isso não ocorre apenas com blogs. No ambiente acadêmicos isso é normal. Estudantes copiam um conteúdo da internet, colam em um editor de texto qualquer e só tem o trabalho de fazer a capa! Os mais sofisticados pagam serviços profissionais e utilizam a função substituir para trocar por sinônimos algumas palavras de modo a tornar o texto diferente.

Antigamente era necessário fazer uma pesquisa na internet para saber se o conteúdo de um texto é fruto de plágio ou não. Hoje existem aplicativos que fazem essa pesquisa com a possibilidade de configurar tanto a sensibilidade como o nível de semelhança. As opções pagas mais conhecidas são o Plagius da GH Software Ltda, Plagiarism Detector da SkyLine Inc e o Turnitin da iParadigms.

Agora existem soluções gratuitas. A diferença das pagas são as possibilidades de configurações e a impossibilidade de analisar diretamente um arquivo. Mas, para uma análise simples, como por exemplo verificar se o seu conteúdo está sendo copiado são muito úteis.

O Plagium é um serviço online gratuito, sua interface está em inglês e seu uso é muito simples. Basta digitar ou colar o texto na caixa e clicar no botão Quick search. Para desfrutrar de mais opções é preciso se registrar para utilizar a função Deep search.

Quem deseja uma interface em português deve utilizar o Doc x Web. Também gratuito, mas exige  cadastro prévio. Seu uso é simples! Após o cadastro, clique em Pesquisar. Digite o título e o texto, selecione o nível de precisão e clique na opção Salvar. Clique em seguida na opção Lista de pesquisas, aguarde o término do processo e verifique o nível de autenticidade.

O Doc x Web é uma boa opção, Pois além da interface em português, o serviço salva suas pesquisas para consultas futuras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s