Home

Quem administra redes sabe que a maior dificuldade´é controlar o acesso a internet. Quem utiliza internet em casa e divide o computador com mais pessoas sabe o quanto é perigoso deixar a internet toda liberada. Afinal, é impossível adivinhar quais páginas serão acessadas e se essas páginas contém algum tipo de ameaça ou conteúdo inapropriado.

Pensando nesses casos existem as famosas “blacklists” desenvolvidas por entidades sem fins comerciais. Blacklist significa lista negra e por aí já é possível ter uma idéia do se trata. Nessas listas estão divididas em categorias e podem ser utilizadas para filtrar o conteúdo acessado.

Contudo, seu uso não é simples e exigem que o usuário conheça um pouco sobre controle de conteúdo e suas principais ferramentas (Squid, Squidguard, Guarddog, etc.). Porém, o usuário comum também pode usufruir desse recurso se instalar um proxy no seu computador pessoal.

Nesse último caso recomendo o proxy gratuito Squid. Esse aplicativo é muito conhecido por usuários de sistemas baseados no unix (linux, freebsd, etc.).  Existem versões para esses sistemas operacionais e também Windows!

Baixe as blacklists aqui! Ou aqui!

Está com dúvida sobre como utilizar o Squid no Windows em sua casa? Mande um comentário para nós!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s