Home

Sabe aquelas noticias que são compartilhadas no Facebook ou divulgadas em diversos blogs, e você acaba ficando com o pe atrás se é real ou mito?

Assim como muitos já devem ter ouvido falar da série Caçadores de Mitos (MythBusters), em que faziam testes cientificos para testar a validade de rumores, mitos urbanos, cenas de filmes, provérbios, vídeos da internet e histórias novas e ao final informando se é ou não é apenas mais um Mito!

Seguindo uma lógica bem parecida, o site E-Farsas (que foi criado antes dos próprios MythBusters), também corre atrás de informações para saber se boatos (conhecidos também por hoax, que em geral são bem apelativos) são realmente verdadeiros. E como na internet a informação e o compartilhamento de notícias é muito rápida, as vezes a grande maioria simplesmente resolve acreditar, sem ao menos pesquisar, pois o apelo emocional costuma ser muito grande.

Além de que, há muitos sites de noticias falsas, geralmente utilizadas para humor, e que o próprio site informa essa atitude, tal como a página Sensacionalista: um jornal isento de verdades, e que apesar de estar no título a informação, muita gente não le e acaba acreditando. Há também o G17: Um jornal de humor sem compromisso com a verdade, que apesar de ter nome, logo e layout parecido com o G1, da Globo, também posta apenas noticias criadas com o intuito de divertir o leitor.

A intenção maior com esse post, é fazer as pessoas se dedicarem mais a pesquisar ao invés de sair compartilhando milhares de fotos e correntes que muitas vezes está na cara que não é verdade mas por um apelo emocional, acaba nos confundindo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s