Home

Humor, notícias engraçadas, tirinhas, sites para passar o tempo são assuntos bons e, admito, sou fã dessas categorias. Porém, existe uma parcela da vida que seja chama trabalho… E, hoje, segunda-feira, faço esse post totalmente sério!

O assunto é específico e não ficarei reescrevendo o que muitos já, brilhantemente, o fizeram. Não foi me ater a explicar o que é Squid, Apache, Ubuntu e Chpasswd. Deixarei no fim do post links que o levarão a boas explicações.

O assunto é o seguinte: tentei instalar o Chpasswd em um servidor proxy Squid. Fiz todos os passos e quando digitava o endereço http://ipdoservidor/cgi-bin/chpasswd/chpasswd.cgi nada acontecia. Digitava http://ipdoservidor/cgi-bin e recebia uma mensagem de Forbidden ou que o acesso fora negado. Dediquei bastante tempo navegando na internet em busca de soluções e encontrei a solução. A pasta do cgi-bin do Apache2 no Ubuntu não fica usualmente no diretorio /var/www. E por isso não funcionava.

No caso do Ubuntu com Apache2 a pasta cgi-bin fica em /usr/lib e não em /var/www. Se você fez todo o processo com o diretório /var/www/cgi-bin copie os arquivos do chpasswd para /usr/lib/cgi-bin e pronto! O restante da configuração é normal!

Fiz esse post porque em muitos foruns existe comentários como “verifique em qual diretório está o cgi-bin” ou “altere o cgi-bin para /var/www no arquivo .conf do apache” e por aí afora. O problema do Linux é a falta de padronização das distribuições e nem sempre o que serve para uma dá certo com a outra. E também exige do usuário um certo “nerdismo” para conseguir configurá-lo.

Boa sorte!

Leia mais nos links abaixo!

Squid

Apache

Ubuntu

Chpasswd

Anúncios

2 pensamentos em “Instalando o CHPASSWD no Ubuntu com Apache2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s