Home

Com a popularização do twitte, os encurtadores de link/url foram criados e utilizado pela maioria, afinal, economizar espaço nos 140 caracteres é obrigatório.

Certo, podemos dizer que encurtar o nome das páginas é uma utilidade antiga, da época em que quem ia criar um site, só tinha opções como: http://www.dominio.com.br/algumacoisa/seusiteaqui, isso lembrando dos casos em que a página já era curta, e com isso redirecionadores de links foram criados, podendo deixar seu endereço apenas como http://www.seusite.cjb.net ou http://www.seusite.rg3.net.

Vamos direto ao nosso objetivo, com tanto link sendo encurtado e sem saber a real página de origem, muitos vírus tem sido enviados com os links encurtados e causando certa dúvida aos usuários, que não sabem se podem ou não abrir, e a curiosidade é o maior mal do ser humano (como já diria Eva ao ouvir a cobra e resolver comer a maçã).

Então devemos tomar algumas precauções, tal como manter o antivírus sempre atualizado, não abrir links suspeitos, ou então abrir somente em maquinas virtuais ou sistemas Linux(apesar que nem Linux está a salvo quando se trata de malware em navegadores), mas uma melhor precaução é identificar o verdadeiro endereço desse link, sem precisar abrir e correr o risco de ser infectado.

A maioria dos encurtadores fornecem uma ferramenta de estatística e detalhamento do link, geralmente colocando-se um “+” no final do link, transformando o http://goo.gl/gOudm em http://goo.gl/gOudm+, ou então o http://bit.ly/K6nj3b em http://bit.ly/K6nj3b+.

Porém como nem todo serviço utiliza o “+” ao final do link, e como as vezes é cansativo descobrir como fazer isso (sim, alguns minutos de pesquisa em todos os sites não é muito agradável), pode utilizar uma única página que verifica o link para você, o KnowURL, que também acompanha um Virus Scan, para te proteger de links maliciosos.

Está certo, o Vírus Scan nada mais é que a página de diagnóstico do Google, mas já quebra um bom galho para a prevenção.

EDIT: Outra boa opção para verificar o link é o Unshort Me, indicado pela 3ce nos comentários.

2 pensamentos em “Como saber se o link encurtado é seguro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s