Home

O Suporte Público busca facilitar a informática e tecnologia em geral par ao usuário comum e logo, utiliza de linguagem simples e informal para tanto. A busca por soluções para problemas do cotidiano é o norteia grande parte das postagens. Dicas e aplicativos são uma constante e sempre buscam responder as questões do rodeiam grande parte dos usuários.

Partindo desse princípio iremos realizar a análise do aplicativo TuneUp 2012. Seu objetivo é otimizar o sistema operacional de modo a aumentar seu desempenho, isto é, tentará tornar seu computador mais rápido apenas alterando o Windows. E isso de fato é possível, visto que muitas coisas podem ser mexidas sem a necessidade de realizar um upgrade de hardware.

É preciso lembrar que se trata de software pago, mas a empresa permite seu uso por 15 dias gratuitamente. Após esse período é, caso gostou, adquirir a licença ou desinstalar.

A interface é em português e a instalação é simples e sem surpresas. Não há instalação de aplicativos maliciosos ou qualquer coisa do gênero.  Concluída esse processo, uma análise será executada para identificar o que pode ser melhorado. O processo é automático e não exige interferência nenhuma. Os itens verificados de fato influenciam na velocidade e é recomendável aceitar as sugestões de correção, visto que não haverá risco de perder arquivos pessoais. Veja abaixo a tela:

Outras funções completam o programa. Mas, o principal é foco na execução automática de rotinas de automatização. Pois, se fosse pra fazer manualmente não seria preciso um software, não é? Várias abas compõe a interface, cada uma com uma função. Nenhuma ação será realizada sem o consentimento do usuário, basta ler as sugestões e caso concorde aplica-las. Em situações normais todas podem ser aceitas sem receio. Fique atento as abas Otimizar sistema e Liberar espaço em disco! Ambas são muito úteis e seus efeitos serão mais visíveis, afinal tornarão a inicialização mais rápida e o espaço livre aumentará.

Agora a parte que realmente importa: vale a pena? Se você for um usuário comum e que deseja não apenas deixar o computador mais rápido mas também efetuar uma manutenção preventiva de vez em quando sem ter dor de cabeça vale a pena sim. Porém, se tiver um pouco mais de experiência pode recorrer a soluções gratuitas e que exigirão a instalação de vários aplicativos, mais ou menos um para cada função do TuneUp.

Usuários sem grana poderão utilizar o CCleaner que é gratuito, aliado as ferramentas do sistema: Limpeza de Disco e Desfragmentador. Claro que cada deverá ser executado separadamente e exigirão mais trabalho e tempo.

Quem deseja testar o TuneUp 2012 poderá baixar aqui!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s